Projetos e concursos

Concurso 7 dias, 7 dicas sobre os media

O Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em parceria com a Direção Geral da Educação (DGE) e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) lançam, pela segunda vez, o concurso 7 dias, 7 dicas sobre os media.  O desafio, dirigido a duas categorias de alunos - 1º e 2º ciclos do ensino básico e 3º ciclo do ensino básico e secundário - tem como objetivos fomentar o uso crítico e criativo dos media, uma utilização mais segura da Internet e o respeito pelos direitos de autor, bem como estimular dentro das escolas a colaboração entre professores, alunos, jornais, rádios, televisões e bibliotecas escolares no âmbito da Educação para os Media. Esta segunda edição do concurso introduz algumas novidades: alarga ao público sénior o universo dos destinatários das dicas produzidas pelos alunos concorrentes e torna mais explícito o tema da segurança nos telemóveis e nas redes sociais. A participação é feita através da produção de dicas (alertas, recomendações e conselhos) em formatos diversos (audio, video, apresentação eletrónica ou cartaz).

Projeto Amostras para Ler+

O projeto Amostras para Ler+ visa proporcionar um apoio e/ou incentivo à leitura em sala de aula e na biblioteca escolar direcionado ao 1º e 2º ciclo escolares. O projeto promove a leitura autónoma em sala de aula e na biblioteca escolar e incentiva à frequência deste espaço escolar assim como à promoção do processo de requisição de livros. Forneceram-se sugestões de atividades para promover a leitura em sala de aula e respetiva periodicidade de implementação, assim como outras sugestões de abordagem pedagógica à leitura. Os alunos poderão realizar o ensejo de apreciar pessoal e subjetivamente os livros e os professores poderão dinamizar práticas de diálogo interativo com alunos sobre os livros e as diversas leituras realizadas.

 

Projeto SOBE

Por, nos nossos dias, serem inquestionáveis as interdependências nos planos da saúde, dos cuidados de higiene e da promoção da literacia, a Direção-Geral da Saúde, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares, protocolaram uma colaboração estreita no âmbito da Prevenção da Saúde Oral em Portugal, formalizado por um novo Projeto, SOBE, que representa a imbricação natural entre a Saúde Oral, a Literacia e o universo das Bibliotecas Escolares – Saúde Oral, Bibliotecas Escolares.

Neste contexto, o projeto SOBE propõe vários desafios para:

. Aumentar a qualidade da divulgação e informação sobre saúde oral.
. Incrementar parcerias com as escolas e outras instituições.
. Consciencializar as famílias para a importância desta área da saúde.
. Fazer prevenção da saúde oral, cada vez mais precoce, junto das crianças de todo o tecido social

O SOBE constitui-se como uma iniciativa inovadora, dinâmica, útil, facilitadora da aprendizagem e promotora da universalização dos cuidados efetivos de saúde oral.